Uma instituição de ensino superior apoia-se no ensino, pesquisa, extensão e inovação. Para ter a real dimensão do impacto e da tamanho da universidade, é preciso criar e manter bases seguras que garantam a gestão e transparência dos recursos e seus produtos.

O Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAUFPR) é um patrimônio institucional. Sua primeira versão foi lançada em 2014, e atualmente é desenvolvimento baseado na construção coletiva entre a equipe técnica e a comunidade acadêmica, científica e extensionista da UFPR, tendo como objetivo central a evolução para uma plataforma onde docentes, discentes e técnicos terão acesso a todas as bases e sistemas da UFPR em um único acesso.

Segundo o Prof. Dr. André Rodacki, coordenador dos programas de pós-graduação, a UFPR possuí aproximadamente 50 sistemas que não conversavam entre si. “O SIGA UFPR foi modulado para a UFPR. É o nosso sistema. E a intenção é alimentar apenas um banco de dado, facilitando o gerenciamento, garantindo a qualidade e segurança das informações”.

No âmbito da Pós o SIGA-UFPR abrange a gestão de stricto (mestrado, doutorado, pós-doc) e lato sensu (especialização, aperfeiçoamento, residência médico-veterinária) além de módulos de gestão para a Capacitação ( em uso pela Pró-Reitoria de Gestão Pessoas) e Extensão. Na extensão há um completo sistema para CELIN, hoje na UFPR com a oferta de mais de 40 línguas em 350 diferentes cursos/níveis e aproximadamente 10.000 alunos/ano, incluindo a comunidade externa.

Para a especialização e extensão há módulos de gestão financeira para arrecadação do curso e da execução do plano de trabalho, podendo ter a funcionalidade de gestão para a Fundação de Apoio da Universidade, caso a arrecadação e execução ocorra por meio desta. Neste quesito o aluno tem acesso em seu Portal do SIGA-UFPR a um completo mecanismo de gestão da sua ficha financeira com os pagamentos integrados á rede bancária (a baixa do pagamento é automática).

Também está em operação e integrado ao SIGA-UFPR a gestão do novo Marco Legal da C&T, gerindo desde o processo de submissão de propostas (em todas as modalidades), com execução do plano de trabalho, prestação de contas e controle de horas, semanais e anuais conforme a legislação.

Neste momento o SIGA encontra-se em fase final de incorporar toda a gestão do ensino da Graduação, permitindo assim que a Universidade tenha um completo sistema de gestão acadêmica, integrado e convergente. Os módulos de indicadores fornecem a base para uma central de inteligência da informação possibilitando uma visão mais qualitativa dos processos e dimensões do Ensino-Pesquisa-Extensão-Inovação, como por exemplo da produção científica, gestão de acordos, interface Universidade-Empresa, transparência, atendendo as exigências dos órgãos de controle, dentre outros.